Funcionários italianos<br> contra despedimentos

Image 11614

De­zenas de mi­lhares de tra­ba­lha­dores des­fi­laram, dia 28, em Roma, em pro­testo contra os cortes de pes­soal na Ad­mi­nis­tração Pú­blica, em dez por cento, po­dendo atingir 20 por cento ao nível das che­fias.

Em dia de greve na­ci­onal em todo o sector, a ma­ni­fes­tação na ca­pital ita­liana juntou tra­ba­lha­dores vindos de todo o país, sob o lema «Basta de so­bre­car­regar os mais fracos. Já demos o su­fi­ci­ente».

O Fórum Ro­mano e o Co­liseu, as duas prin­ci­pais atrac­ções tu­rís­tica da ci­dade, en­cer­raram, o mesmo su­ce­dendo a es­colas e uni­ver­si­dades, ser­viços de re­colha e lim­peza ur­bana, entre muitos ou­tros, cujos tra­ba­lha­dores se fi­zeram re­pre­sentar na ma­ni­fes­tação.

Su­sanna Ca­musso, se­cre­tária-geral da CGIL, in­ter­veio pe­rante a mole de gente para sa­li­entar que «a re­dução da ad­mi­nis­tração pú­blica não irá re­duzir a dí­vida, mas sim agravá-la», lem­brando que a po­lí­tica se­guida pelo go­verno de Mário Monti até agora «só fez pi­orar as coisas e não me­lhorá-las».

Os sin­di­catos pro­metem um «Ou­tono quente» contra os cortes na des­pesa pú­blica.



Mais artigos de: Europa

«Não é uma crise, é um roubo»

Pela ter­ceira vez numa se­mana, mi­lhares de ma­ni­fes­tantes con­cen­traram-se nas pro­xi­mi­dades do Con­gresso es­pa­nhol, de­sa­fi­ando a proi­bição das au­to­ri­dades e o forte dis­po­si­tivo re­pres­sivo.

Cumprir promessas

De­zenas de mi­lhares de pes­soas des­fi­laram, dia 30, em Paris, contra as po­lí­ticas de aus­te­ri­dade e para re­clamar um re­fe­rendo sobre o Tra­tado Eu­ropeu de Es­ta­bi­li­dade.

Alemães contestam <br> desigualdades

Manifestações em 40 cidades da Alemanha juntaram, dia 29, dezenas de milhares de pessoas em protesto contra o aumento das desigualdades e em defesa do «Estado social» e de uma sociedade mais justa. O protesto foi promovido por uma plataforma, criada em Agosto, na...

PCP questiona legitimidade<br> da Comissão Europeia

O porta-voz dos Assuntos Económicos da Comissão Europeia revelou, na segunda-feira, 1, que foram acordadas com a troika, no final da semana passada, medidas alternativas a introduzir no programa de ajustamento português para compensar o recuo na Taxa Social Única, as quais, segundo Durão...

Direitos económicos, sociais e políticos na UE?

1. Se os povos, numa sociedade democrática, devem ter o direito ao controlo político do poder económico, as políticas neoliberais, aprofundadas na revisão dos tratados da UE têm, pelo contrário, promovido a livre e desregulada...